Escolas de Referência e IDEPE

5 de out. de 2011


Escolas de Referência têm o melhor desempenho do Estado no IDEPE, mas ainda não são consideradas de excelência. Para uma escola ser considerada de excelência ela tem que atingir a nota mínima de 6,0. A EREMG teve uma nota menor do que a nota do ano passado e isso é motivo de preocupação. A escola deve sempre aumentar sua nota de acordo com a experiência que vai adquirindo ao longo dos anos. Decaindo estará ficando senil. Será que já é tempo de sermos senis? Há motivos para preocupação e não para comemorações como alguns fizeram. O fato é que entre as 20 escolas melhores colocadas em Pernambuco, a escola de Garanhuns está em 16º lugar. Vamos melhorar esse índice em 2011. Aí teremos o que comemorar.
O indicador, aplicado anualmente pelo governo do Estado, mede o aproveitamento dos estudantes e é composto pelas notas em provas de matemática e português, associadas a taxas de aprovação
Escolas do ensino médio que adotam o modelo de educação integral, no qual os alunos permanecem o dia inteiro no colégio, tiveram o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). O indicador, aplicado anualmente pelo governo do Estado, mede o aproveitamento dos estudantes e é composto pelas notas em provas de matemática e português, associadas a taxas de aprovação. O aumento do Idepe nessas escolas, de 2008 para 2010, foi de 0,7 pontos. Era 3,9 em 2008, passou para 4,2 em 2009 e chegou a 4,6 no ano passado, ultrapassando a meta projetada pelo Ministério da Educação (4,5).
São 174 unidades, das quais 160 participaram do último Idepe. A responsabilidade pela coleta e avaliação dos dados é da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), contratada pelo Estado para realizar o Idepe. A metodologia é semelhante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo MEC.
A Escola de Referência de Garanhuns teve a nota 4.82 em 2009. e em 2010, 4.78.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Se vc não tiver uma conta google, escolha Nome/URL - Coloque apenas o seu nome e comente.

OBS. Os Comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.