Com 9, líder Corinthians segura Grêmio, vence e recupera fôlego

31 de ago. de 2011





Com 9 jogadores, Corinthians vence Grêmio e segue líder

Em um duelo dramático, o Corinthians reencontrou o caminho das vitórias depois de duas rodadas de Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o clube do Parque São Jorge, com dois jogadores a menos (Liedson e Edenílson) durante parte da segunda etapa, derrotou o Grêmio por 3 a 2, no Estádio do Pacaembu, e manteve a liderança. Chicão, de pênalti, Paulinho e Ramon assinalaram para a equipe. O ex-corintiano Douglas e o ex-são-paulino André Lima descontaram para os visitantes.
Com o resultado na abertura do segundo turno, o Corinthians chegou aos 40 pontos na tabela de classificação. A equipe comandada por Tite terá a oportunidade de novamente embalar na Série A no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando terá pela frente o Coritiba, no Estádio Couto Pereira.
Já o Grêmio, que teve a reação na competição freada nesta quarta (a equipe havia vencido o clássico contra o Inter no último final de semana), segue com 21 tentos, próximo à zona de rebaixamento. O clube tricolor buscará a reabilitação também no domingo, às 16h, contra o Atlético-PR, no Olímpico.
A um dia de completar 101 anos, o Corinthians apresentou uma formação nova ao torcedor no compromisso deste início de noite de quarta (horário atípico ocorreu para evitar o confronto com a torcida do São Paulo, que atuará no Morumbi).
Tite abandonou o esquema 4-2-3-1, e sacou Jorge Henrique. Com Edenílson no meio-campo, o time do Parque São Jorge conseguiu abrir o marcador aos 17min. Emerson sofreu pênalti duvidoso. O zagueiro Chicão, com categoria e precisão, promoveu a festa "antecipada."
Tal celebração, no entanto, acabou interrompida por conta de um ex-corintiano. Principal destaque do Grêmio ao comandar as ações ofensivas do clube, Douglas cobrou falta com maestria, aos 40min, e igualou o marcador, mudando o confronto para a etapa final. A pressão, grande antes do duelo, se tornou ainda maior por conta dos gritos de cobrança do público.
Na segunda etapa, o Corinthians conseguiu alcançar o ápice e o drama em um curto período. Depois de abrir 3 a 1 com Paulinho e Ramon, o time do Parque São Jorge perdeu Liedson e Edenílson, expulsos, e ainda conviveu com o fato de o Grêmio diminuir o marcador com André Lima. Com dois atletas a menos e muito sofrimento, o time do Parque São Jorge conseguiu segurar o resultado para manter a liderança.
Corinthians abre o placar em pênalti questionável
Pressionado por conta da queda de rendimento do Corinthians no Brasileiro, o técnico Tite modificou o esquema para acordar a equipe no início do segundo turno. O treinador barrou o atacante Jorge Henrique para colocar o volante Edenílson, reforçando o meio-campo diante da formação gremista, que privilegia tal setor com Rochemback, Fernando, Marquinhos e Douglas.
Com o forte confronto no setor do meio, o Corinthians utilizou justamente as laterais para controlar o ritmo no início do duelo. Assim, aos 9min, a equipe de Parque São Jorge quase abriu o placar por conta de uma infiltração pela ala. Alessandro recebeu de Danilo e chutou de bico na direção do gol. A bola acabou desviada no meio do caminho, o que obrigou Victor, já caído, a fazer uma defesa estranha para evitar o tento.
Melhor em campo, o Corinthians insistiu pelas laterais até conseguir chegar à abertura do placar. Aos 16min, Alessandro cruzou na direção de Emerson, que caiu dentro da área. O árbitro André Luiz de Freitas Castro assinalou pênalti, para reclamação dos gremistas. Na cobrança, o zagueiro e capitão Chicão converteu, e correu para comemorar com o barrado Jorge Henrique no banco de reservas.
A equipe alvinegra manteve o bom ritmo e quase assinalou o segundo aos 24min. Saimon bobeou na saída de bola e a entregou nos pés de Liedson. O centroavante, com categoria, driblou o zagueiro por entre as pernas e saiu à frente de Victor. Contudo, na hora da finalização, chutou em cima do goleiro.
Em vantagem, o Corinthians, aos poucos, voltou a repetir os erros apresentados durante a queda de rendimento no Brasileiro. A equipe do Parque São Jorge permitiu ao Grêmio crescer, e recuou. Com liberdade, Douglas ditou o ritmo visitante. Aos 32min, por exemplo, o time gaúcho chegou com perigo. Júlio César chutou forte e exigiu grande defesa do xará corintiano.
Tamanho milagre do goleiro corintiano, no entanto, não se repetiu aos 40min. Douglas, ex-Corinthians, cobrou falta com categoria, no ângulo direito de Júlio César, e igualou o marcador, sacramentando a igualdade no final da primeira etapa.
"Batalha do Pacaembu" marca segundo tempo
O Corinthians, que tivera bons momentos na etapa inicial, voltou a campo pressionado pela torcida, que pediu raça e também gritou "vamos jogar bola". A atitude oriunda das arquibancadas refletiu no desempenho da equipe. Dominado pelo meio-campo gremista, o time paulista sofreu para criar jogadas, especialmente por conta da apagada atuação de Danilo, um dos principais atletas do primeiro turno.
Com maior posse de bola e liberdade na criação, Douglas cresceu de rendimento e quase virou o marcador aos 10min. O camisa 10 do clube gaúcho recebeu a bola e arriscou de longe, no ângulo. Júlio César precisou se esticar todo para evitar o tento e salvar o Corinthians. A defesa teve um efeito positivo no time.
Pressionada, a equipe do Parque São Jorge se tranquilizou por conta de duas jogadas. Aos 19min, Jorge Henrique, que entrou na vaga de Danilo, buscou Paulinho na entrada da área, mas o passe saiu esticado demais. Contudo, por conta de uma bobeira da defesa adversária, o volante conseguiu manter a posse, invadir a área e bater firme para marcar o segundo corintiano.
Embalado, o Corinthians buscou pressionar a defesa rival e acabou premiado aos 22min. Depois de cruzamento de Jorge Henrique, Liedson tentou o domínio e viu a bola sobrar para Ramon. O lateral arrematou firme para marcar o seu primeiro gol pela equipe, o terceiro na noite desta quarta no Pacaembu.
Tal alívio, entretanto, terminou aos 23min, quando Liedson cometeu falta e recebeu o vermelho. A desvantagem numérica mudou o confronto no Pacaembu. Com um a mais, o Grêmio diminuiu e pressionou. Aos 28min, Douglas cobrou escanteio, Edcarlos desviou na primeira trave e André Lima tocou para as redes.
A situação complicada se tornou ainda mais desesperadora aos 33min. Edenílson, por cera, acabou expulso antes de deixar o campo para a entrada de Wallace. Com dois a menos, Tite colocou o zagueiro na vaga de Emerson, e recuou completamente a formação para segurar o Grêmio.
Incorporando o estilo "Batalha dos Aflitos", em 2005, quando o time gaúcho subiu para a Série A com quatro jogadores expulsos, o Corinthians conseguiu segurar o rival, voltar a vencer e manter a liderança do Brasileiro por mais uma rodada.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 3 x 2 Grêmio
Gols:
Corinthians: Chicão, aos 17min do primeiro tempo; Paulinho, aos 19min do segundo tempo; e Ramon, aos 22min do segundo tempo
Grêmio: Douglas, aos 40min do primeiro tempo; e André Lima, aos 28min do segundo tempo
Corinthians
Júlio César; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon (Welder); Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo (Jorge Henrique); Emerson (Wallace) e Liedson.
Técnico: Tite.
Grêmio
Victor; Adilson, Vilson (Edcarlos), Saimon e Júlio César; Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos (Brandão) e Douglas; Escudero (Leandro) e André Lima.
Técnico: Celso Roth.
Cartões Amarelos
Corinthians: Edenílson e Liedson
Grêmio: Adilson, Fábio Rochemback, Leandro e Douglas
Cartões Vermelhos
Corinthians: Liedson e Edenílson
Árbitro
André Luiz de Freitas Castro (GO)
Público e renda
15.468 pessoas e R$ 439.924,00
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Se vc não tiver uma conta google, escolha Nome/URL - Coloque apenas o seu nome e comente.

OBS. Os Comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.