Cinco pratos para fortalecer o seu sistema imunológico

31 de ago. de 2011


Proteção do organismo vai além da vitamina C comprada na farmácia

Carregando...

Não basta tomar a vitamina C comprada na farmácia e achar que você está protegido. A alimentação equilibrada é um dos fatores mais importantes para fortalecer as defesas do organismo e prevenir possíveis problemas de saúde.

“Um indivíduo bem nutrido, que se alimenta de frutas, verduras, legumes e grãos com frequência já tem no organismo os principais nutrientes para combater gripes, infecções e outras doenças”, diz a nutricionista e professora da Universidade de São Paulo (USP), Jocelem Salgado.

De acordo com ela, é nesses alimentos que se concentram as vitaminas e os minerais com o melhor desempenho no fortalecimento do sistema imunológico, como a própria vitamina C, as vitaminas A e E, o ácido fólico e os minerais zinco e selênio. “Por sua vez, um cardápio rico em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar pode tornar a pessoa mais predisposta a doenças”, avalia.

Assim, com base nas orientações da nutricionista recomendamos cinco receitas nutritivas que vão aumentar sua resistência e melhorar a qualidade de vida. Confira:

1 - Risoto de amêndoas com shitake: além de antioxidante, a amêndoa contém vitamina E atua no fortalecimento do sistema imunológico. “O shitake é um cogumelo que possui lentina, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Qualquer refeição com o alimento na receita é sempre aconselhável”, explica a nutricionista.

Ingredientes

320g de arroz arbório
100g de amêndoas laminadas e tostadas
40g de shitake
100 ml de azeite extra virgem
6 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de parmesão ralado
1/4 litro de caldo de carne
1 cebola
1/2 xícara ché de vinho branco seco
Sal
Pimenta do reino

Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o shitake cortado em cubinhos e deixe-o dourar. Refogue por aproximadamente 1 minuto. Misture o arroz e deixe-o tostar por alguns minutos. Adicione o vinho e até começar a evaporar em fogo alto. Vá juntando aos poucos o vinho, o caldo de carne, o sal e a pimenta, até quase o ponto de fervura. Acrescente as amêndoas, a manteiga, o parmesão e misture.

2 - Bife de fígado com salada de espinafre: no fígado, encontramos a vitamina A, cuja deficiência aumenta a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. Já o espinafre é rico em ácido fólico, uma vitamina essencial na formação dos leucócitos, que atuam na produção de anticorpos.

Ingredientes do bife de fígado

500g de carne de fígado (cerca de quatro bifes)
Sal
2 dentes de alho
1 cebola


Preparo

Temperar o bife com os dentes de alho amassados e o sal. Frite os bifes de fígado como os filés de qualquer outro tipo de carne. Adicione as cebolas enquanto estiver preparando a carne.

Ingredientes da salada de espinafre

500g de espinafre cru
¼ de copo de limão
Sal
Azeita
Pimenta do reino

Preparo

Cortar as folhas de espinafre em tiras finas e misturá-las com os temperos.

3 - Cereal integral com iogurte: no cereal, encontramos um mineral que atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos, o zinco. O iogurte, por sua vez, é um importante aliado da vida saudável. Algumas marcas contêm probióticos, as bactérias do bem que recuperam a flora intestinal e fortalecem as defesas do organismo.

Ingredientes e preparo: basta misturar em uma tigela ou no copo o cereal com o conteúdo de uma garrafinha de iogurte.

4 - Batida de acerola com morango: as duas frutas são ricas em vitamina C, tradicionalmente reconhecida como uma grande protetora do sistema imunológico. Somente a acerola tem 30 vezes mais vitamina C do que uma laranja.  “A batida, deve ser consumida imediatamente após o preparo, para que não haja grande perda de vitaminas”, lembra Jocelem.

Ingredientes

300g de morango lavados e picados
200g de acerola descascada, lavada e picada
3 copos de leite
1 copo de iogurte natural

Preparo

Misture todos os ingredientes no liquidificador. Se necessário, adicione um pouco de açúcar.

5 - Filé de peixe temperado com alho e gengibre: assim como a vitamina E, o selênio, presente no filé, é um mineral que combate as toxinas do corpo. O alho é um excelente agente antibacteriano, além de possuir substâncias que previnem o câncer gástrico e doenças cardiovasculares. O gengibre, muito usado para amenizar os efeitos das infecções de garganta, é um dos principais alimentos, de acordo com Jocelem, para a manutenção do sistema imunológico perfeito. Além de ser um bom digestivo, contém substâncias antiinflamatórias e antioxidantes.

Ingredientes

400g de filé de cação em posta
3 dentes de alho
Raspas de gengibre descascado
½ cebola
1 vidro de leite de coco
Sal
Pimenta do reino
Um copo de suco de limão

Preparo

Tempere as postas do peixe com o alho amassado, o sal e a pimenta. Deixe o peixe marinando no suco de limão por 20 minutos. Acrescente um pouco do gengibre em cada filé e coloque as tiras de cebolas em cima do peixe. Frite os filés e, assim que prontos, misture o leite de coco na frigideira

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Se vc não tiver uma conta google, escolha Nome/URL - Coloque apenas o seu nome e comente.

OBS. Os Comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.