Ataque a comboio da Otan em Cabul e tiroteio no Afeganistão deixam 20 mortos

29 de out. de 2011

Pelo menos 13 militares da Otan e quatro afegãos morreram neste sábado em um atentado suicida contra um ônibus que transportava tropas da coalizão internacional no Afeganistão (Isaf) reivindicado pelos talibãs.. Imagem: Massoud Hossaini / AFP
Imagem: Massoud Hossaini / AFP
Um ataque com um carro-bomba a um comboio da Organização do Atlântico Norte (Otan) na capital do Afeganistão matou neste sábado 13 soldados a serviço da aliança, ao menos três civis e um policial. O Talibã reivindicou a autoria do atentado. O "New York Times" afirma que, segundo uma fonte militar, todos os soldados mortos eram americanos. De acordo com o jornal, este foi o ataque com mais perdas para as tropas americanas no país nos últimos anos.
A Otan também foi alvo de outro ataque no mesmo dia: um homem usando uniforme militar afegão abriu fogo contra tropas da coalizão no sul do país, matando dois integrantes das tropas. O atirador foi morto em seguida.

Em Cabul, o atentado deixou "vários" feridos, segundo a coalizão liderada pelos EUA. O ataque ocorreu perto do Palácio Darulaman, onde ficavam os antigos reis afegãos. A área foi isolada e dois helicópteros da Otan foram mandados ao local para socorrer as vítimas. Parte de um ônibus da Otan parece ter sido destruída no ataque.
O país ainda foi palco de outro episódio violento neste sábado, quando uma mulher-bomba se explodiu enquanto tentava atacar um escritório do governo na capital da província de Kunar, perto da fronteira do Paquistão. Seguranças chegaram a disparar contra a mulher, que conseguiu detonar os explosivos que carregava. A explosão, porém, não deixou outros feridos.
Forças afegãs e da coalizão internacional realizaram operações conjuntas este mês matando mais de 100 insurgentes no país, numa tentativa de conter a violência em áreas como Kunar, onde a Otan não tem grande presença. Ainda na fronteira com o Paquistão, as tropas capturaram dois líderes da rede Haqqani.
Da Agência O Globo, com agências internacionais

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Se vc não tiver uma conta google, escolha Nome/URL - Coloque apenas o seu nome e comente.

OBS. Os Comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.