Ação escolar ajuda a diminuir índice de dengue em Garanhuns

4 de out. de 2011


Estudantes fizeram uma horta com garrafas peti. O material plástico foi reutilizado e evita ser mais um possível foco de dengue

Uma pequena ação da Escola de Referência de Ensino Médio de Garanhuns, no Agreste, está ajudando a combater a dengue no município. Alunos plantam uma horta diferente. No local, a madeira e o arame que, normalmente, cerca os canteiros foram substituídos por garrafas peti. A ação tem dois objetivos básicos: reduzir a poluição da natureza e eliminar possíveis focos de dengue.
A ação é uma parceria das secretarias de Saúde e de Educação de Garanhuns. Por isso, um técnico agrícola repassa as orientações ao gripo sobre como utilizar a garrafa plástica da forma correta. Depois dessa aula, eles seguem por conta própria.
“A importância disso é muito grande. Nós estamos ajudando a sociedade da nossa cidade e das vizinhas também. Meu desejo é que outros estudantes façam o mesmo também”, disse o estudante Juvanildo Melo.
O professor de biologia, Valdiran Souza, disse que, inicialmente, alunos e professores começaram a limpar o terreno da unidade escolar e recolher as garrafas plásticas, eliminando assim focos de dengue. “A partir daí, nós decidimos reutilizar esses materiais de uma forma que não agrida a natureza e daí surgiu o projeto ‘Horta Escolar’, explicou.
Os estudantes já conseguiram recolher 2 mil garrafas peti.
Índices da dengue
O coordenador de controle da dengue em Garanhuns, José Roberto da Silva, disse que o município tem alto índice de infestação. O fator que mede o índice da doença está em 11.3%. Isso significa dizer que em cada 100 casas visitadas, em 11 foram encontrados a presença do mosquito. Ainda segundo o coordenador, são 560 casos notificados. Sendo que 260 deles são confirmados.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Se vc não tiver uma conta google, escolha Nome/URL - Coloque apenas o seu nome e comente.

OBS. Os Comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.