Dicas de Como Estudar para o Enem

1 de set. de 2011

ENEM 2011

Para ter um bom desempenho no Enem é importante se dedicar e se organizar em relação aos estudos.
Veja algumas dicas de como se organizar para estudar para o Enem:
Estabeleça um tempo mínimo para reforçar os estudos, todos os dias, em casa. Podem ser duas, três ou quatro horas. Segundo especialistas mais do que isso é cansativo e compromete a qualidade do aprendizado. Estabeleça também um intervalo de 15 minutos para comer alguma coisa leve e restabelecer as energias.
Inclua em seus estudos também as disciplinas que tem mais dificuldade. Quando sentir sono durante os estudos, descanse. Procure não estudar de madrugada, pois o cansaço é maior.
Ter disciplina é fundamental para que a pessoa aprenda a cumprir todas as determinações do seu horário de estudo. Se esforce para não ligar a televisão ou rádio.
Procure treinar para redação, quando estiver estudando dê atenção especial à prática de redigir, dessa forma poderá ter um bom desempenho na provade redação.
O tema da prova do Enem muda todo ano. Mas, sempre são colocados assuntos atuais, que envolve a realidade do estudante. Antes de começar aredação, a pessoa é levada a refletir sobre o tema por meio de textos de outros autores. A dica é que ao desenvolver o tema proposto, a pessoa use os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Escolha e organize, relacione argumentos, fatos e opiniões para defender sua forma de ver as coisas e suas propostas.
Pesquise e faça as provas realizadas em anos anteriores. Conformeprofessores, esta é uma boa dica para se preparar para o exame, visto que o estudante adquire familiaridade com as questões apresentadas. Seria interessante imprimir os arquivos e tentar fazer os testes em cinco horas, tempo de duração do Enem.
Para se atualizar é fundamental ler. De acordo com especialistas é importante ter atenção redobrada às notícias publicadas todos os dias em jornais, revistas e sites. E para aumentar mais ainda o conhecimento seria interessante estar atento à rádio e televisão, que exibe programas de debates sobre temas relevantes, sobre notícias do dia-a-dia que podem aparecer na prova.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Se vc não tiver uma conta google, escolha Nome/URL - Coloque apenas o seu nome e comente.

OBS. Os Comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.