Enem recebe 80 mil inscrições em duas horas

23 de mai. de 2011



Enem recebe 80 mil inscrições em duas horas thumbnail
Processo iniciou nesta manhã e, com expectativa de receber seis milhões de inscrições, sistema é capaz de receber até 120 mil por hora.
Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de 2011 podem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep desde as 10 horas da manhã desta segunda-feira, dia 23.

Nas primeiras duas horas, mais de 80 mil candidatos se inscreveram. Foi registrada até o meio-dia desta segunda-feira a média de 470 inscrições por minuto no sistema. O processo segue até às 23h59min do dia 10 de junho, exclusivamente pela Internet.
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a seis milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.
Em 2009, o Ministério da Educação – MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada – Sisu e podem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos – ProUni. Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.
MUDANÇAS – Com expectativa de receber seis milhões de inscrições para o Enem, o Inep dobrou a infraestrutura tecnológica para receber até 120 mil inscrições por hora. Segundo Andrea Kern, diretora de Tecnologia de Informação do Inep, nenhum outro órgão da Esplanada dos Ministérios tem uma estrutura tão robusta, que chega a capacidade de tráfego de 10GBps.
O número de computadores servidores passou para 12, cada um com capacidade de 10 mil inscrições por hora. Ao todo, o sistema suporta 300 mil acessos simultâneos. Além da capacidade de tráfego, também foram trabalhadas as questões de segurança, com uma central de monitoramento de todo o ambiente 24 horas por dia.
Para garantir o sucesso do sistema, que é próprio e exclusivamente dedicado ao Enem, outras experiências de sucesso no governo federal foram levadas em conta, como a entrega da declaração do Imposto de Renda e da apuração das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Informações de Agência Brasil e G1
FOTO: reprodução / Tiago Falqueiro-G1

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Se vc não tiver uma conta google, escolha Nome/URL - Coloque apenas o seu nome e comente.

OBS. Os Comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.