Impostos: governo brasileiro desenganada Apple : Hardware | Baguete

4 de fev. de 2011

O clamor por tablets mais baratos no Brasil  – que inclui no coro a própria Presidente da República – chegou aos ouvidos da Apple, só não soou como a empresa gostaria.
Segundo o site Convergência Digital, a vice-presidente da companhia, Catherine Noveli, esteve em Brasília nessa semana, reunida com os ministros de Desenvolvimento e Comunicações.
O motivo dos encontros: saber mais sobre a prática da baixa de preços.
Catherine, explica o Convergência, foi assegurada de que as medidas estão sendo preparas e devem ser anunciadas em breve pelo governo. Mas:
“Ressaltamos que a intenção do governo é incentivar a produção aqui”, ressaltou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Missão: reduzir
Desde que assumiu a pasta, Bernardo foi incumbido pela presidente Dilma Rousseff de promover a queda nos preços dos tablets. A meta da chefe do Executivo nacional é chegar a preços entre R$ 400 e R$ 500 para os aparelhos que, hoje, não saem por menos de R$ 1,5 mil.
O caminho seria a desoneração tributária, louvada pelo setor nacional e ambicionada, mas não aplicável, ainda, aos fabricantes de fora do país.
Segundo o Convergência, a Apple é alvo de críticas por operadoras de telefonia por não tratar o Brasil como mercado prioritário, o que acaba resultando em lotes reduzidos de aparelhos no país e numa falta de intenção para fabricação local de terminais.
The local madness
Parte da recusa da Apple em ser mais atuante no Brasil pode estar, justamente a questão tributária. Em março de 2009, ao ser convidado a abrir uma Apple Store no Rio de Janeiro, Steve Jobs replicou que a carga de impostos “maluca” sobre os eletrônicos afastava qualquer um.
Hoje, a Apple trabalha com representantes, como a iPlace e outros varejistas para vender seus produtos em solo brasileiro.

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